Desafios do ministério infantil

Desafios do ministério infantil

  • 0 comentário(s)
Outra questão é a educação, onde existem aqueles que não tem a menor noção de como educar os filhos ou ensinar a bíblia a eles, transferindo esta tarefa para os “tios” da igreja. É visível que a moda de terceirizar (deixar para outras pessoas) a educação, invadiu também a igreja, onde manter a organização dos cultos se torna uma tarefa difícil, já que a equipe da igreja não tem autoridade para “disciplinar” as crianças e elas, por sua vez, dizem que os pais as deixam ficar no pátio ou nas dependências da igreja.

Há líderes que assumem um ministério e não sabem por onde começar e quando começam não sabem como dar continuidade, aí surge o maior problema. Enquanto se perde tempo sem saber o que fazer, o mundo investe em todo o tempo para ensinar às crianças como se comportar.

Nas escolas, na TV, nas redes sociais…Tudo gira em torno de “ensinar” às crianças a desconstrução de valores desde a mais tenra idade.

Uma triste realidade
Na educação secular, por exemplo, a qualidade do ensino é medida pela quantidade de horas que a criança permanece na escola. A média é de cinco horas por dia e duzentos dias de aula, ou seja, mil horas de ensinamento secular desde a alfabetização por ano. Dos 6 aos 17 anos são aproximadamente onze mil horas de ensino secular.

Sem contar TV e redes sociais, ensinando homossexualidade, valores não-cristãos e até ateísmo. Enquanto isso, o tempo destinado ao ensino da Palavra de Deus, não se aproxima de 1% do total de horas de uma semana.

Para agravar a situação, os filhos que não vão bem na escola são enviados para o reforço e os únicos que fazem força neste processo são os professores. E tem gente brincando com a educação dos filhos! Existem pais que nunca sentam com seus filhos para ensinar a bíblia e querem filhos cristãos…

A intenção do ensino secular é que as crianças se pareçam cada vez menos com Deus, e como combater esta estratégia maligna? A solução é a perseverança, este é o maior desafio. Manter a consistência no ensino ou melhorar a qualidade do que já é feito.

A perseverança é o único meio
Para perseverar é necessário que se mantenha o foco. E manter o foco dá trabalho. A tecnologia está aí para nos ajudar a recuperar o tempo, mas, infelizmente, alguns não despertaram para isso. Hoje, a informação vem até nós! É muito mais fácil aprender a ensinar.

Perseverar é manter a constância (Continuar tentando!). Devemos ser constantes em tudo, mas principalmente na educação das crianças, pois elas são a próxima geração.

O sucesso na vida cristã é medido pela qualidade de quem nos substitui. Quem virá depois de mim? Quem eu vou treinar para assumir o meu lugar? As crianças de hoje serão os adultos de amanhã e os membros da igreja que deixaremos como herança para a sociedade. Salomão só pediu sabedoria aos 16 anos porque seu pai, o rei Davi, perseverou e o ensinou, como se vê em Provérbios 4:3-13:

“Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe.
E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará. Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará. Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida. No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar. Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.”

Não podemos parar até encontrar um caminho que seja mais poderoso do que o traçado pelos meios seculares. Nós sabemos quem é, só precisamos fazer d’Ele (Jesus) o único e verdadeiro para nossas crianças. Talvez assim, consigamos enxergar um futuro completamente diferente deste que insiste em ser desenhado por quem luta todos os dias contra a igreja do nosso Senhor…

0 comentário(s)

Seu nome:
Seu comentário:
Todos os direitos Reservados a Rádio Ondas da Fé.
Sistema criado por Webservic